A Gestão de Pessoas está Transformando Lideres em Sustentabilidade Organizacional?
SISTEMAS DE INFORMAÇÃOADMINISTRAÇÃOGESTÃO PÚBLICA
Time aluysiofonseca
10/25/20242 min read
Quem aspira a se tornar gestor de pessoas nas organizações deve assumir um papel protagonista no desenvolvimento e na implementação de estratégias que promovam o crescimento sustentável das organizações.
Atualmente, as organizações procuram no mercado um perfil robusto e inovador para a gestão de pessoas (GP). Destacam-se a integração de práticas inovadoras, sustentáveis e éticas como alicerces para o sucesso organizacional.
A eficácia nessa gestão vai muito além da implementação de tecnologias; requer uma abordagem holística que integre os aspectos técnicos, políticos e éticos. A liderança adaptativa, capaz de navegar por complexidades políticas e manter elevados padrões éticos, é escassa, mas essencial para o crescimento organizacional.
Além da competência técnica, os gestores precisam desenvolver habilidades que lhes permitam tomar decisões rápidas e adaptativas, comprometidos com a sustentabilidade. Nessa perspectiva, é fundamental reconhecer que o atual ambiente organizacional necessita de líderes capazes de inovar.
Por isso, essa inovação na GP requer conhecimento sólido para atrair, desenvolver e reter talentos e o uso de tecnologias no recrutamento e na seleção aumenta a eficiência e a precisão na identificação de candidatos qualificados. Plataformas de aprendizado digital e modelos de aprendizagem adaptativa são indispensáveis para maximizar o potencial dos colaboradores, oferecendo treinamentos personalizados e contínuos(1).
Além disso, ferramentas de gestão de desempenho que proporcionam respostas contínuas e abordagens orientadas a metas ajudam a manter os colaboradores motivados e alinhados com os objetivos organizacionais.
A sustentabilidade nas políticas de GP surge com o objetivo de alinhar os objetivos organizacionais às boas práticas, promovendo uma cultura de responsabilidade e isso é feito por meio de práticas de trabalho flexíveis e do uso de tecnologias em nuvem, reforçando o compromisso com a sustentabilidade organizacional.
A flexibilidade organizacional se consolida nas rápidas mudanças do ambiente de negócios por meio de uma comunicação assertiva e eficaz, que engaja os colaboradores de forma clara e facilitando a adaptação colaborativa entre departamentos, atuando como um acelerador de inovação e crescimento pessoal.
Não deixe para amanhã o seu planejamento de GP, pois as estratégias de desenvolvimento de liderança oferecem uma visão integrada e inovadora para a gestão estratégica de pessoas e promovem um equilíbrio, inovação tecnológica e sustentabilidade organizacional.
Sendo assim, a GP não apenas impulsiona o seu desempenho, mas também contribui positivamente para a sociedade hoje.
Aluysio Fonseca – É doutorando em Biotecnologia, Mestre em Gestão Pública e Bacharel em Sistemas de Informação (UFPI) e Bacharel em Administração (UNIFSA). Atualmente é Diretor-Presidente da aluysiofonseca governança e inovação.
Referência
(1) RAMLES, Polin; ANGIN, Rosti Br Perangin. Leadership Development Strategies in Organizations: The Role of Human Resource Management in Improving Effectiveness and Productivity. Jurnal EMT KITA, v. 8, n. 2, p. 801-810, 2024.